Por que o mundo odeia a Igreja Católica?
Ontem, lendo o Evangelho de João17,14 onde Jesus reza pelos seus discípulos ao Pai:“Dei-lhes a Tua palavra, mas o mundo os odeia, porque eles não são do mundo, como também Eu não sou do mundo.” uma luz iluminou algumas angústias em mim.
Este versículo me saltou imediatamente aos olhos e o único pensamento que me vinha era referente à Igreja Católica.
Nessa hora meu coração se acalmou diante dos ataques que a Igreja tem sofrido nos últimos dias.
Como explicar tanto ódio contra a maior instituição caritativa do planeta?
Como chegar à uma conclusão que justifique tanto ódio contra a maior propagadora dos valores cristão?
Essa passagem Bíblica me deu muitas respostas ontem.
Jesus mesmo revela: “…mas o mundo os odeia, porque eles não são do mundo…”
O mundo odeia a Igreja porque a Igreja não é do mundo, assim como odiou Cristo, porque Cristo não era do mundo “…também não sou do mundo…”
Como constata o Prof Felipe Aquino em seu livro “Uma história que não é contada” , a Igreja é uma das grandes responsáveis pelo erguimento da sociedade ocidental:
“Impressiona o número de padres cientistas, inclusive na Idade Média; Isso mostra que nunca houve para a Igreja antagonismo entre Ciência e Religião, entre Razão e Fé, uma vez que ambas procedem do mesmo Deus.
A lei canônica foi o primeiro sistema legal da Europa, o que deu início ao primeiro corpo docente de leis.
A Igreja ensinou que conflitos, estatutos, casos e doutrina podem ser reconciliadas poranálise e síntese.
A Igreja Católica deu mais suporte financeiro e Social ao estudo da astronomia, por mais de seis séculos, do que qualquer outra instituição.
A Igreja Católica é a maior obra caritativa do planeta. Nenhuma instituição no mundo faz mais ou tanto quanto a Igreja pelos que mais precisam.
Foram os monges copistas da Igreja que preservaram a herança literária do mundo antigo, após a queda de Roma diante dos Bárbaros em 476.
Os Monges deram à toda Europa um rede de fábricas, centros de criação de gado,centros de educação,
O monge São Bento é chamado de “O pai da Europa”
A Igreja Católica pregou contra e aboliu a prática do infanticídio que era considerada moralmente aceita pelos antigos gregos e romanos. Platão disse por exemplo, que um velho pobre e doente que não pode trabalhar, poderia ser abandonado a morrer; Le Goff afirma que Sêneca escreveu: “Nós afogamos as crianças que nascem doentes e anormais”.
Ensinou que adultério não é só a traição da esposa para com o marido, mas também do marido para com a esposa.
Só pelo Catolicismo foi possível existir as comunidades religiosas de mulheres que se auto-governavam; algo que jamais houve no mundo antigo.
Onde as mulheres eram capazes de manter suas próprias escolas, conventos, colégios, hospitais e orfanatos fora da Igreja?
A Igreja lutou contra a imposição do casamento; numa época em que os pais escolhiam com quem a filha deveria se casar.
Não será por isso e por tantas outras coisas que as mulheres amam mais a Igreja que os homens? Não será por isso também que 70% do rebanho da Igreja é de mulheres? Ninguém as defendeu tanto ao longo da história.
Muito se fala erroneamente sobre a inquisição, sobre as cruzadas e se quer analisá-las fora do contexto da época, isso é um absurdo histórico;
ninguém pode entender um fato fora do seu contexto: moral, social, psicológico, cultural, da época.
Muitos não sabem que a inquisição era prática social dentro do contexto da época e que a Igreja entrou com o julgamento aos acusados, anos mais tarde, e deu a eles o direito de defesa, por esse motivo salvou milhares da morte.
A Igreja Católica berçou a Civilização Ocidental em todos os seus campos:
arte, filosofia, física, matemática, música, arquitetura, direito, economia, moral, ciência, letras, língua,etc.
A única instituição que resistiu após a queda de Roma diante da invasão dos Bárbaros no ano de 476. A Igreja soube lidar com eles e catequiza-los à longo prazo.
O que é a França se não os Bárbaros convertidos?”
.
Isso tudo não chega perto da metade do que foi realizado pela Igreja.
Portanto, afirmar que a Igreja impediu ou impede o avanço científico ou qualquer outro avanço, seja cultural, moral, democrático,etc, é no mínimo covardia intelectual.
E não foi só na antiguidade que a Igreja fez pela sociedade, ela continua fazendo obras ainda maiores em suas incontáveis ações sociais e influenciando com os valores cristãos.
Como explicar o ódio contra a Igreja?
“Se o mundo vos odeia, sabei que me odiou a mim antes que a vós. Se fosseis do mundo, o mundo vos amaria como sendo seus. Como porém não sois do mundo, mas do mundo vos escolhi, por isso o mundo vos odeia” João 15,18
Fonte: Blog Tiba